Verificação dos recursos de Proteção de Arquivos em Tempo Real e Verificação por Demanda
Após instalar o Kaspersky Embedded Systems Security for Windows, é possível confirmar se o Kaspersky Embedded Systems Security for Windows detecta objetos contendo códigos maliciosos. Para isso, use o vírus de teste EICAR.
Para verificar o recurso de Proteção de Arquivos em Tempo Real:
Baixe o arquivo eicar.com a partir do site do EICAR. Salve-o em uma pasta compartilhada na unidade local de qualquer dispositivo da rede.
Antes de salvar o arquivo na pasta, certifique-se de que a Proteção de Arquivos em Tempo Real esteja desativada na pasta.
Se desejar verificar o funcionamento das notificações de usuário de rede, certifique-se de que o serviço Windows Messenger da Microsoft esteja ativado tanto no dispositivo protegido quanto no dispositivo onde você salvou o arquivo eicar.com.
Abra o Console do Aplicativo no dispositivo protegido.
Copie o arquivo eicar.com salvo para a unidade local do dispositivo protegido usando um dos seguintes métodos:
Para testar as notificações por meio da janela de Serviços de Terminal, copie o arquivo eicar.com para o dispositivo protegido após conectar-se a ele usando o utilitário Remote Desktop Connection.
Para testar notificações por meio do serviço Windows Messenger da Microsoft, use os locais da rede do dispositivo para copiar o arquivo eicar.com do dispositivo onde você o salvou.
A Proteção de Arquivos em Tempo Real estará funcionando corretamente se as seguintes condições forem atendidas:
O arquivo eicar.com será excluído do dispositivo protegido.
No Console do Aplicativo, o log de tarefas recebe o status de Crítico. O log tem uma nova linha com informações sobre uma ameaça no arquivo eicar.com.
A seguinte mensagem do serviço Windows Messenger da Microsoft aparece no dispositivo de onde o arquivo foi copiado: O Kaspersky Embedded Systems Security for Windows bloqueou o acesso ao <caminho do arquivo no dispositivo >\eicar.com no computador <nome do dispositivo na rede> às <hora em que o evento ocorreu>. Razão: Ameaça detectada. Vírus: EICAR-Test-File. Nome de usuário: <nome de usuário>. Nome do computador: <nome da rede do dispositivo a partir da qual o arquivo foi copiado>.
Certifique-se de que o serviço Windows Messenger da Microsoft esteja funcionando no dispositivo do qual você copiou o arquivo eicar.com.
Para verificar o recurso de Verificação por Demanda:
Baixe o arquivo eicar.com a partir do site do EICAR. Salve-o em uma pasta compartilhada na unidade local de qualquer dispositivo da rede.
Antes de salvar o arquivo na pasta, certifique-se de que a Proteção de Arquivos em Tempo Real esteja desativada na pasta.
Selecione o node secundário Verificação de Áreas Críticas.
Na guia Configurações do escopo da verificação, abra o menu de contexto no node Rede e selecione Adicionar arquivo de rede.
Insira o caminho de rede para o arquivo eicar.com no dispositivo remoto no formato UNC (Universal Naming Convention).
Marque a caixa de seleção Caminho para o objeto para incluir o caminho de rede adicionado ao escopo da verificação.
Executar a tarefa de Verificação de áreas críticas.
A Verificação por Demanda estará funcionando corretamente se as seguintes condições forem atendidas:
O arquivo eicar.com será excluído da unidade de disco rígido do dispositivo.
No Console do Aplicativo, o log de tarefas recebe o status de Crítico. O log de tarefas Verificação de áreas críticas tem uma nova linha com as informações sobre uma ameaça no arquivo eicar.com.